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Publicada em 20 de Setembro de 2011 ás 18:19
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Eleições para dirigentes escolares: inscrições para avaliação

Eleições acontecem em 16, 17 e 21 de novembro

As eleições, que vão acontecer em, aproximadamente, 1.400 escolas da rede estadual, acontece em Feira de Santana no dia 17 de novembro

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia reabre por mais dois dias as inscrições para a avaliação de conhecimentos em gestão escolar, instrumento que habilita professores e coordenadores para participarem das eleições de dirigentes escolares. Os interessados podem se inscrever nos dias 21 e 22 de setembro, aqui no Portal da Educação ou diretamente no site do Cespe.

A prova já está marcada para o dia 16 de outubro. Os profissionais do magistério que foram certificados em 2008 estão liberados de realizarem uma nova prova para o processo seletivo deste ano. O processo de avaliação será constituído de uma prova objetiva de conhecimento em gestão escolar, de caráter eliminatório e classificatório, onde os candidatos devem obter, pelo menos, 48 pontos.

Visite a página das eleições para dirigentes escolares

As eleições vão acontecer em, aproximadamente, 1.400 escolas da rede estadual, nos dias 16, 17 e 21 de novembro. Uma das novidades dessa edição é que a idade mínima de participação dos estudantes caiu de 14 anos para 12 anos.

Requisitos – Entre os documentos exigidos aos candidatos interessados em concorrer, estão: certificação de avaliação, seja de 2008 ou 2011, ser servidores integrantes da Carreira do Magistério, ter formação superior com licenciatura plena, apresentar um Plano de Gestão escolar, ter cumprido o estágio probatório e ter disponibilidade para cumprir carga horária de 40 horas. No caso dos atuais diretores que pretendem concorrer as eleições 2011, estes devem apresentar, também, declaração de regularidade na prestação de conta dos recursos recebidos pela unidade escolar.

A prova - Com 80 questões, a prova de avaliação será aplicada no dia 16 de outubro e terá duração de 3 horas e 30 minutos. Serão 15 questões sobre Legislação, 10 sobre Execução Financeira, 30 sobre Gestão Escolar, 5 questões específicas sobre o Plano de Gestão e 20 questões sobre materiais institucionais utilizados na rede estadual de ensino. Os locais e horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis para consulta no site do Cespe, a partir do dia 7 de outubro.

Só após o resultado da avaliação é que poderão ser lançadas as candidaturas. As  chapas devem ter a composição mínima de um diretor, um vice e máxima de um diretor e três vices. Só não participam das eleições as escolas exclusivas do primeiro segmento do ensino fundamental, as escolas sediadas em unidades prisionais, em centros de atendimento socioeducativo, Colégios da Polícia Militar da Bahia e em centros que não oferecem matrícula para a educação básica.

Democracia – Depois de três anos da primeira eleição de dirigentes escolares, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia volta a convocar toda a comunidade escolar para dar mais um passo no fortalecimento da gestão democrática. Mais uma vez estudantes, pais, professores e funcionários das escolas da rede estadual vão às urnas escolher os diretores e vices que querem, para liderar o processo educacional na sua unidade.

“Com a eleição de dirigentes, a Secretaria da Educação fortalece a gestão democrática e participativa na rede de ensino e reforça o compromisso do Todos pela Escola. Esse compromisso espelha a resposta da Secretaria ao princípio constitucional da gestão democrática no ensino público”, ressalta a diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação, Euzelinda Dantas.

Cronograma

Reabertura das inscrições - 21 e 22/9/2011

Divulgação do link de consulta aos locais e ao horário da prova objetiva - 7/10/2011

Aplicação da prova objetiva - 16/10/2011

Divulgação do gabarito oficial preliminar da prova objetiva - 18/10/2011

Prazo dos recursos do gabarito preliminar -  19 e 20/10/2011

Resultado final da prova objetiva e do processo e divulgação do gabarito oficial definitivo - 4/11/2011



SEC Bahia - Postado por D.P

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