Na manhã desta quinta-feira (8), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para discutir melhorias no programa Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa foi do deputado Zé Neto (PT-BA), que propôs o debate sobre a ampliação das faixas de renda para acesso ao programa e a criação de espaços de formação técnica, profissional, social e cultural nos conjuntos habitacionais.
O encontro aconteceu no Plenário 5 da Câmara e reuniu representantes do Governo Federal, da Caixa Econômica Federal, da indústria da construção civil, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e de movimentos populares por moradia.
“Em que pese o fato de a maioria das famílias ser chefiada por mulheres que trabalham e deixam seus filhos em casa, sugeri o debate sobre a construção de espaços educadores e centros de qualificação técnica e profissional nos conjuntos habitacionais. Também propus discutir a ampliação das faixas de renda familiares para inclusão no Minha Casa Minha Vida”, afirmou Zé Neto durante a audiência.
Entre os participantes confirmados estiveram:
• Augusto Henrique Rabelo, Secretário Nacional de Habitação – Ministério das Cidades
• Bruna Paola Lima, Coordenadora-Geral de Articulação Social das Juventudes – Secretaria-Geral da Presidência da República
• Noemi Lemes, Superintendente Nacional de Habitação de Entidades Urbanas e Rurais – Caixa Econômica Federal
• Levi Silva, Gerente de Negócios – FIEB
• Patrícia Lavini de Lima, Analista Comercial – FIEB
• Deputada Érika Kokay (PT-DF)
A audiência marcou um importante passo no debate sobre políticas públicas habitacionais, reforçando o compromisso com o acesso à moradia digna, a qualificação profissional e o fortalecimento das comunidades beneficiadas pelo programa.