Zé Neto - Portal Oficial

Zé Neto propõe audiência pública sobre risco da doença Monilíase nos plantios de cacau no Brasil

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará, no próximo dia 20 de maio de 2025, às 14h, uma audiência pública proposta pelo mandato do deputado federal Zé Neto (PT/BA) para debater o risco iminente da entrada da doença monilíase do cacaueiro no Brasil. A audiência será realizada no Plenário 6, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O evento foi convocado por meio do Requerimento nº 39/2025, de autoria do parlamentar baiano, diante da crescente preocupação com a possível chegada da doença causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que ameaça diretamente a produção nacional de cacau — especialmente nos estados da Bahia e do Pará.

Foram convidados representantes das seguintes instituições:
• Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
• Secretaria de Defesa Agropecuária
• Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas
• Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa)
• Associação Nacional de Produtores de Cacau (ANPC)

  • Universidade de Santa Cruz (UESC)
  • ⁠Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A audiência pública tem como objetivo reunir informações técnicas, ouvir os diversos setores envolvidos na cadeia produtiva do cacau e discutir estratégias de prevenção, monitoramento e resposta ao risco fitossanitário representado pela monilíase. O debate é fundamental para proteger uma atividade econômica vital e garantir segurança para os produtores e para o desenvolvimento rural.

“A Bahia já viveu uma trágica situação com a vassoura-de-bruxa, e o debate sobre prevenção e identificação de riscos, bem como estratégias de enfrentamento de desafios, é fundamental para proteger essa importante produção e cadeia produtiva da Bahia e do nosso país. Estamos fazendo nossa parte!”, afirma Zé Neto.